TV E VÍDEO NA EDUCAÇÃO
O vídeo está diretamente ligado à televisão como forma de lazer e entretenimento. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa diversão e não aula precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. As mensagens dos meios audiovisuais exigem pouco esforço e envolvimento do receptor. Este tem cada vez mais opções, mais possibilidades de escolha (controle remoto, canais por satélite, por cabo, escolha de filmes em vídeo) facilitam a relação do espectador com os meios. As linguagens da TV e do vídeo respondem à sensibilidade dos jovens, são dinâmicas. O jovem lê o que pode visualizar, precisa ver para compreender. Toda a sua fala é mais sensorial-visual do que racional e abstrata. Lê, vendo. TV e vídeo encontraram a fórmula de comunicar-se com a maioria das pessoas, tanto crianças como adultas.Preciso é aprendermos a utilizar esses meios de informação adequadamente. Segundo José Manuel Moran, "Finalmente a televisão e o vídeo estão chegando à sala de aula. E deles se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. TV e vídeo ajudam o bom professor, atraem os alunos, mas não modificam substancialmente a relação pedagógica. Aproximam a sala de aula das linguagens e temas do cotidiano da sociedade urbana, mas também introduzem problemas para o processo de ensino-aprendizagem." Também, em seus artigos traz propostas de como utilizar e analisar vídeos na sala de aula.
Um comentário:
Oi Silvana, gostei do teu texto sobre TV e Vídeo, sou favorável a utilização deste recurso, pois adoro assistir filmes. Na sala de aula, em História é um ótimo apoio pedagógico para contribuir com o imaginário. Possibilita a reconstruição de épocas e situações que, aos jovens de hoje parece muito distante. Beijos, Roseli Führ.
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