O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina Filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações.
Allan Kardec
"O que é o Espiritismo"
Infelizmente hoje em dia a Doutrina Espírita é muito confundida, porque existem pessoas que desconhecem a origem das palavras "espírita" e "espiritismo", criadas em 1857, na França, pelo codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec. Somente deveriam ser utilizados esses termos nos locais religiosos ou por pessoas que seguem os postulados desta doutrina. Assim, cultos e religiões que de alguma forma têm em suas práticas a comunicação de Espíritos e a crença na reencarnação são confundidas erroneamente com o Espiritismo.
Na verdade, estes cultos e religiões, são adeptas do espiritualismo ou esoterismo, e não do Espiritismo.Todos aqueles que acreditam na existência do Espírito são espiritualistas. Mas nem todos os espiritualistas são espíritas, praticantes do Espiritismo.Para que uma casa religiosa seja espírita, ela deve seguir os ensinamentos contidos nas Obras Básicas da Doutrina Espírita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário