"Se a educação fundamental é feita pelos pais e pela mídia, urgem ações de apoio aos pais para que incentivem a aprendizagem dos filhos desde o começo das vidas deles, através do estímulo, das interações, do afeto. Quando a criança chega à escola, os processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las da forma mais abrangente possível."
Por incrível que pareça, ao ouvirmos a palavra mídia logo vamos pensando na informática, computadores, sem nos darmos conta que a criança, ao chegar à escola, já sabe ler histórias complexas, como telenovelas e seriados, da televisão, acabamos ignoramos essas habilidades.Prova disso é que costumamos utilizar a música e o vídeo como mais um recurso pedagógico para facilitar a compreensão da linguagem falada e escrita, principalmente na alfabetização, mas não pelo seu real valor. Para resgatarmos esse valor cultural nas crianças, faz-se necessário partir do que o rádio, jornal, revistas e televisão "mostram" para construir novos conhecimentos e desenvolver novas habilidades, sem perder a dimensão lúdica da televisão, bem como dos computadores. Porém, a escola para a criança funciona como um desmancha-prazeres, pois tudo o que elas adoram, a escola detesta, questiona ou modifica.
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